A Coruja-listrada (Strix hylophila) é uma ave Strigiforme da família Strigidae.
Espécie rara e pouco estudada, é uma coruja de médio porte medindo cerca de 35 cm de comprimento.
Alimentação: Alimenta-se principalmente de insetos, ratos, ratazanas, e pode predar lagartos e aves pequenas ocasionalmente.
Reprodução: Seu periodo de reprodução se inicia entre os meses de agosto e outubro, nidificando em em troncos e ocos de arvore, recurso que não é muito freqüente e pelo qual as corujas competem com uma série de outros animais. Tem um periodo de incubação de 29 dias em média, com os filhotes ja totalmente indepentes com cerca de 4 meses. (Fonte: Wikiaves, 2011)
Habitat em Goiás: Segundo o único registro que tenho conhecimento dessa espécie em Goiás, foi constatado que ocorria no cerrado ralo.
Ocorrência em Goiás: Como já citado, encontrei uma única fonte sobre sua ocorrência no estado, um estudo denominado "Composição e Diversidade da avifauna em duas áreas de cerrado dentro do campus da Universidade Estadual de Goiás -Anápolis - (http://rdigital.univille.rctsc.br/index.php/RSA/article/viewFile/67/110).
Segundo esse estudo, dois indivíduos de Strix hylophila foram registrados no cerrado ralo desse Campus, informação que contraria diversas fontes que citam a espécie como endêmica da Mata Atlântica, apesar de em Anápolis haverem trechos de Floresta estacional semidecidual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário